Apenas mais um modafoca apaixonado por uma cerveja artesanal de qualidade. É o que comanda todo mundo por aqui, mas nem por isso deixa de ser modafoca e bater um papo de bêbado.
Acompanhe os artigos deste autor via RSSSeção(ões): O Lado B do Alcoolismo, Promoções

Nem tudo são flores não é verdade? Tudo, mas tudo mesmo tem seu lado ruim e também aquela coisa de que tudo que é demais, em exagero de quantidade, acaba estragando e não fazendo bem de alguma forma.
E pensando nisso que criei essa nova seção no PdB chamada “O Lado B do Alcoolismo”. Nela eu vou tratar do lado negro da força, da parte ruim que existe no alcoolismo. O nome mesmo já diz, alcoolismo, ou seja, pessoas que não sabem dosar, não sabem se controlar, exageram e acabam em algumas vezes ficando alcoólatras, entre outras coisas.
Já deixo bem claro aqui que álcool em excesso não faz bem, apesar de fazer esse blog com irreverência, etc. Agora aqui quem fala é o lado responsável do PdB
, acreditem, existe. E já falo que faremos uma promoção aqui neste post, portanto, continue lendo
Créditos: Thevillagefool ©
E já vou começar com uma voadora com as duas pernas no peito, falando sobre drogas, um assunto bem forte e que merece todo cuidado em todos os aspectos: as drogas.
Todos aqui sabem que a bebida “facilita” o encontro com as drogas e cigarro (falarei especificamente sobre as drogas e deixarei o cigarro para um post mais pra frente). Isso é fato comprovado. E pra começar devemos falar também que o álcool acaba sendo uma droga, assim como o cigarro, dentre outras várias substâncias, mas não quero entrar em detalhes sobre o que é e o que não é droga.
Créditos: StevenMiller
Já vi vários relatos de amigos meus que usam drogas falando que ao beber uma cervejinha, whisky, o que quer que seja, automaticamente a vontade de usar drogas acaba vindo à tona, e claro, quanto maior a quantidade de bebidas ingerida, maior fica a vontade de usar. Assim como o álcool deixa as pessoas mais “soltas”, desinibidas, acaba abrindo essas portas para as drogas.
Algo que me deixa encucado às sobre esse assunto é sobre essa coisa da cerveja influenciar o uso das drogas. Mas será mesmo que o álcool influencia mesmo assim? Não será a cabeça do indivíduo que é fraca? Porque se pegarmos alguém que já usou drogas e usa numa “regularidade”, entendo, porque o cara já experimentou, já sabe como é, etc, portanto ele acaba sentindo vontade de fazer novamente. Mas me passa pela cabeça o seguinte:
Por que o cara iniciou o uso dessas substâncias?
Mas esse é um ponto que varia de muitos outros pontos chaves, como amizades, influências negativas, vontade de usar, entre outros. O que você acha que pesa em cima disso?
Infelizmente essa é uma verdade, não tem como. O álcool, como eu disse, é sim uma “droga” que pode ter graves consequências se não for consumido com responsabilidade, assim como todas as drogas, mas esse fato de ser considerado uma “droga”, as pessoas acabam levando os dois para o mesmo local. E hoje em dia está tão fácil andar com drogas, comprar, vender, que virou parte do cotidiano de alguns.
Eu tenho vários e vários amigos, alguns usam drogas e outros não. Esses que usam eu pude perceber e inclusive me afirmaram quando eu perguntei sobre essa relação com as bebidas, realmente a vontade aumenta e eles não sabem explicar porquê.

Mas um outro meio que me faz falar sobre esse assunto foi o Livro “Cristal na Veia”. O livro fala em primeira pessoa sobre o mundo das drogas. O autor é Nic Sheff, que usa drogas desde muito novo e conta tudo sobre sua relação com as drogas, o auge do vício, suas violentas recaídas e a necessidade de tratamento.

É um livro fortíssimo, muitas vezes eu sentia nervoso e tinha a impressão de estar com uma agulha perfurando minha veia de tanto detalhe que ele colocava. Não poupou e nem escondeu nada, falou bastante e muito bem sobre o tema.
E o que me chamou atenção foi essa relação dele com as drogas. Adivinhem qual foi a primeira que ele usou? Sim, álcool e aos 11 anos de idade. Não foi cerveja não, foram bebidas não especificadas por ele, mas admite que o que o levou a consumir a bebida foi a curiosidade de “ficar bêbado”, ele queria saber como era isso, o que acontecia, etc.
Um ponto interessante sobre isso foi ele comentar que os outros falavam que era genético, pois seu avô tinha bebido até a morte e ele era parecidíssimo com ele. Bom, não sei até que ponto a genética pode influenciar nesse caso, mas creio que ajude, mas não é algo “ponto final” e foda-se.
Créditos: Global Publicity
E mais pra frente do livro ele fala exatamente nessa relação entre a bebida e as drogas, que quando ele bebe, acaba sentindo mais vontades de usar drogas, fica mais “aberto”, digamos assim. É clássico, assim como o álcool te deixa mais “leve” e “solto” para papear, flertar, ele te deixa mais “à vontade” para mandar ver nas drogas.
Mas é aquela coisa que eu falei, eu nunca usei nenhuma droga, só o álcool mesmo, nem sei tragar um cigarro e nunca tive essa maldita curiosidade de experimentar qualquer tipo de droga, portanto não creio que essa coisa de beber sejá o principal peso para nego experimentar alguma droga. Eu acerdito que a curiosidade e logo depois a cabeça acabam influenciando muito mais do que o álcool. Mas claro, ele ajuda e muito nisso.
Já que eu falei sobre o Cristal na Veia, vamos fazer uma promoção para que você leitor, sim, você mesmo com essa cara de babaca olhando pro monitor, você pode ganhar um livro. Pra participar é molezinha, siga o @bebado no twitter e mande uma mensagem no estilo “e ae @bebado, to por aqui participando da promoção #cristalnaveia”. Tem que ter @bebado e #cristalnaveia na sua mensagem. Feito isso você comenta por aqui também, pra confirmar sua participação, mandando seu twitter para eu conferir.
Feito isso depois eu sorteio entre os participantes o livro e enviamos para você o exemplar, tranquilo?
Bom, fico por aqui e gostaria de saber de vocês no que o álcool pode influenciar na utilização de drogas. Já usou drogas? Conte-nos sua história nos comentários, vamos discutir sobre esse assunto polêmico.
E caso você não consiga ganhar o livro na promoção, você pode comprá-lo no submarino mesmo, tá barato. Ele é bem forte, conta com detalhes o tratamento e a evolução do caso do Nic, entre outras coisas.
Apenas mais um modafoca apaixonado por uma cerveja artesanal de qualidade. É o que comanda todo mundo por aqui, mas nem por isso deixa de ser modafoca e bater um papo de bêbado.
Outros artigos escritos por Dono do Bar
Milena Wiek balbuciou no dia 21/Oct/2009 às 13:44
Participandoooo
@meninaquejoga
Samurai balbuciou no dia 21/Oct/2009 às 14:02
opa postado la… já to participando hein!!
mas muito legal o post… concordo, na minha opinião acho que não só o alcool mas todo o contexto da situação leva a experimentar as drogas, como dito no post, curiosidade, companhias, etc… se vc num tem curiosidade ou ninguém que fique botando pilha não vai ter interesse em ir atrás de outras drogas só por estar bebendo e tbm ocorre o contrário de mesmo não bebendo buscarem por outras drogas… sei lá acho que o alcool só te torna mais suscetível à aceitar o que está rolando no ambiente seja isso bom ou mal, claro de acordo com sua visão.
Samurai balbuciou no dia 21/Oct/2009 às 14:04
esqueci… =p @dankoudi
Daniela balbuciou no dia 21/Oct/2009 às 14:21
Essa discussão do que é droga e do que não é, é modafoca mesmo, principalmente, para nós baladeiros e apreciadores de uma boa breja gelada(no meu caso). Mas é Punk, porque eu fumo também um malborex, diga-se de passagem por conta do assunto,mas quando bebo, mesmo agora tendo que sair pra rua, fumo pra kanário, porque me instiga uma breja e um cigarrinho pra balancear, fico muito “satisfeita” bem mais depressa que meus amigos que não fumam(empapuça), por exemplo, mas fico também mais bebada, do que meus amigos que usam alguma outra substância entorpecente, que como dizem “segura” o efeito do alcool. Sei lá, sempre tive cabeça feita para as coisas que to afins, já experimentei, justamente porque tive a curiosidade e hj sou bem resolvida no que eu gosto e já passei da fase da experimentação. Não julgo ninguém, mas sou adepta da fiel verdade: Tudo que é DEMAIS faz mal.
vinícius balbuciou no dia 21/Oct/2009 às 16:31
é um assunto difícil mesmo. eu bebo e, quando bebo, gosto de fumar. não fumo toda vez que bebo, mas quando bebo da vontade… quando não bebo nem consigo fumar. acho melhor assim, pra evitar o vício mesmo(ou viro um alcoolatra fumante de uma vez). já usei outras drogas também, e usei bêbado… mas não é uma coisa da bebida, pois já tinha curiosidade de usar são(e tinha decidido experimentar a maconha e a cocaína). a questão eu acho que é, quando você bebe, fica mais descontraído, justamente a situação legal de se fumar um base ou cheirar a parada. quando a gente pensa em “sair do corpo”, a primeira coisa que vem a cabeça é o álcool, porque seu efeito é mais aparente e é socialmente aceito, e quando a “beldura” não é suficiente, da vontade das outras coisas… essa é minha teoria, pelo menos. mas algumas coisas são diferentes. tipo, a coca é mais legal antes de começar a beber. o base as vezes é mais legal “puro”… enfim, vai do momento e de como você quer ficar.
(pra não acharem que sou um drogado, até hoje participei de umas 8 rodinhas de base e cherei não mais que 10 vezes, a última foi em maio.)
renata losilla - chaverinho balbuciou no dia 21/Oct/2009 às 18:20
tb estou participando!!!
http://www.twitter.com/chaverinho
Godoy balbuciou no dia 21/Oct/2009 às 23:34
Sou a favor e defensor dos excessos e dos estados alterados de percepção. Drogas! Adoro.
Dono do Bar balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 0:30
@samurai exatamente meu nobre, mas uma parada que eu falei e acho mto influente é a cabeça. Já estive em vários locais onde pessoas me ofereciam, meu irmão de consideração era um consumidor nato, mas nunca usei mesmo assim. Existem vários pontos
@Daniela por ae mesmo, sabendo respeitar os limites, principalmente os seus, tá tudo certo.
@vinicius entendi, bem complicado, mas eu prefiro ficar na minha cervejinha mesmo, é uma onda que eu acho totalmente suficiente, muito satisfeito
Mas claro, vai de cada um
@Godoy hehehehe, cada um com seu cada um e vambora que vamo
Michael balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 9:03
A bebida pode fazer o sujeito perder a noção do perigo das drogas. Oportunidades, companhias ajudam a cair na tentação de experimentar. Eu só consumo bebidas.
Aguardo o sorteio do livro!
Michael balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 9:04
Participando…
@michauts
Juice balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 9:52
Eu usei drogas muito pouco, muito pouco mesmo mas sou fumante a 10 anos… Para mim tem tudo a ver alcool e cigarro… Dá a necessidade de fumar mais quando se bebe… deve ser alguma parada quimica… Agora drogas mesmo não sei se influencia, eu acho o que mais influencia são suas companhias e seu estado de espírito. Se tiver com uma galera numa zueira e você quer zuar tambem… aí abrem-se aas portas para todo o tipo de experiência…
Luisa balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 12:21
está de parabéns a nova seção!! Adoro um trago, mas como estudante da área da saúde frequentemente acompanho situações onde o abuso do alcool causa problemas. é importante alertar as pessoas para as consequencias do abuso de alcool e outras drogas. muito boa a iniciativa! o negócio é apreciar com moderação!
aguardando o sorteio
Dono do Bar balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 12:46
@Michael Tem essa também meu nobre, porém nunca aconteceu comigo, mas admito que pode influenciar sim.
@Juice Tem um estudo que revela isso meu nobre, vi num filme. Com a bebida a vontade aumenta, aquela hisoria da bebida deixar a pessoa mais “alegre”. Na verdade a bebida em si, sozinha, eu não creio que seja o principal fator, mas aliado com as más companhias, aí sim, pode ter resultados horríveis.
@Luisa Vlw moça
Para uma profissional que atua na área de saúde é mais bizarro ainda, você praticamente sente na pele, vê o que acontece realmente. Felizmente não com você, mas com os outros, mas mesmo assim é forte.
Gustavo Barbosa balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 13:04
@gustavobarbosa
Bacana essa matéria, o foda das drogas que a maioria das pessoas começam a partir para drogas mais pesadas e acaba que o que era pra ser um momento raro de diversão e experimento vira um vicio e acabam controlados pelas drogas.
Naiá balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 15:53
Tbm to participandoo!!!
@NaiaDavid
Leandro Colares balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 17:04
Tô participando também… @lecolares
Depois comento direito sobre essa parada… mas de cara já digo que concordo plenamente…. a bebida meio que tira o pudor das pessoas e as torna mais propensas a tomar atitudes que condenariam se estivessem sóbrias.
Lucas Tobias Barbalho balbuciou no dia 22/Oct/2009 às 17:35
Ja mandei a mensagem la, agora to na espera pra ganhar!!
E realmente esse é um grande problema!! Eu mesmo de vez em quando fumo na balada, e tomando alguma bebida realmente da muita vontade!!
Leo balbuciou no dia 23/Oct/2009 às 1:58
E pra comemorar a entrega do brinde que tal uma cervejinha??????????????
E maravilha… Boa ou ruim…. Num vivo sem ela…
Dono do Bar balbuciou no dia 23/Oct/2009 às 15:50
Até segunda esse resultado sai galera
Aguardem
Resultado da Promoção #cristalnaveia › Papo de Bêbado. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas. balbuciou no dia 26/Oct/2009 às 16:03
[...] meus nobres, post rápido só pra falar quem ganhou o Livro Cristal na Veia, que foi citado aqui no PdB semana passada, na estreia da nova seção, a O Lado B do Alcoolismo. E abordei o tema drogas, o mesmo tema desse [...]
Papo de Bêbado - Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons
Mapa do Site | Anuncie | Assine | Política de Acessibilidade