O mais jovem da equipe, começou na vida etílica trabalhando como barman jr. em festas de debutantes e não foi muito além disso. Sonha em abrir um bar em algum vilarejo no interior da Europa. Bebe porque é líquido.
Acompanhe os artigos deste autor via RSSSeção(ões): Reviews e Degustações

Feliz 2009 caros! Essa semana tive o prazer de degustar 3 cervejas especiais, duas Erdinger: Weiss e Dunkel, e uma Hofbrau München. Venho trazer minhas impressões aos leitores do papo de bêbado.
Durante minha ociosidade na virada do ano, tive muito tempo para refletir. Tive então uma idéia genial! (ou não): Vou começar a fabricar cerveja! Ok, deve ser simples, só pesquisar um pouco, arrumar algumas panelas e fazer uma cerveja deliciosa. Não deve passar de uma receita de bolo. Doce (ou levemente amarga) ilusão.
Ao me aprofundar no assunto, vi um enorme leque de possibilidades. Não, fazer cerveja não é tão simples (nem tão complicado). Não será tomando uma cerveja nacional (sem querer menosprezar) que você se tornará um mestre cervejeiro”. É fundamental degustar de cervejas dos mais variados tipos. Sem mais delongas, vamos ao triplo review.
Quando decidi procurar por cervejas fui a sites especializados. Depois de muito pesquisar, um fator foi decisivo para comprar minhas cervejas: Dois kits de cerveja com copo e caneca!

Observação: Essa é a minha primeira experiencia fora das pilsen (cervejas tradicionais no mercado brasileiro).

Cerveja de trigo com um aroma simples e de sabor bem leve. Graduação alcoólica: 5,3%. Coloração amarelo escuro. Sua espuma era firme, mas não durou muito tempo. Lembra algo relacionado a banana que, pelo o que li, é característico nesse tipo de cerveja de trigo. Não chega a ser aguada. Conclusão: Não agrada, nem desagrada. Tomaria novamente.

Cerveja dourada cristalina, parece muito com um chopp. É do tipo Lager, da mesma família das pilsen. Graduação alcoólica: 5,1%. Com a espuma mais persistente que as outras cervejas. Ela é uma cerveja que segue a lei de pureza alemã, onde só é permitido usar o malte, água, lúpulo e fermento. Em todos os lugares que li, essa cerveja só recebeu elogios, mas eu discordo. Achei aguada e sem gosto.
Não vou me deixar influenciar, vou dar minha cara a tapa: podem me chamar de imbecil, falar que eu não sei apreciar uma cerveja. Mesmo sendo leigo: Não tomaria novamente.

Versão escura da Erdinger Weiss. Bela cerveja, do início ao fim! Graduação alcoólica: 5,6%. Assim como a Weiss, a espuma é firme mas não dura muito tempo. Tem um aroma frutado delicioso. É levemente adocicada, mas na medida certa. Foi, sem dúvidas, a melhor cerveja da noite. Tomaria outra, e mais outra, e mais outra… Recomendo!
Lembro que minhas opiniões são de um leigo mas, para uma primeira experiencia com cervejas especiais, acho que valeu a pena. Todas são cervejas boas, ao menos melhores que as tradicionais brasileiras. Mas vale lembrar que o Brasil também tem ótimas cervejarias como Baden Baden, Colorado e Eisenbahn.
Destaque também para um site em especial, de admiradores de cervejas: o Brejas. É um site de 7 amigos cervejeiros que resolveram indicar as melhores cervejas. Tem um sistema muito legal de indicação. Vale a pena conferir!
Depois de tomar essa leva de cerveja, nada melhor que um jantar firme e forte. Dê uma olhada no frango da janta:

Um grande abraço!
O mais jovem da equipe, começou na vida etílica trabalhando como barman jr. em festas de debutantes e não foi muito além disso. Sonha em abrir um bar em algum vilarejo no interior da Europa. Bebe porque é líquido.
Outros artigos escritos por Bruno Buccalon
lien balbuciou no dia 13/Jan/2009 às 17:59
putz, não entendo como alguém não gosta da HB, mas tudo bem
pra mim é a melhor cerveja do mundo!
Papai Noel balbuciou no dia 13/Jan/2009 às 18:21
Pegou boas cervejas para o teste, o registro das sensações ficou interessante. A frase “gosto é particular” é muito bem encaixada aqui, não consigo enxergar um “não chega a ser aguada” para uma weissbier como a Erdinger. E desgostar de uma Hofbrau não é de uso comum também.
Ao menos gostou da Erdinger Dunkel, o que já não faz muito o meu estilo (exatamente pelo adocicado), mas que é realmente muito boa.
Na próxima pegue cervejas do mesmo “tipo”, isso fortalece o comentário e não deixa a impressão de gosto do autor.
Abraços
Buccalon balbuciou no dia 13/Jan/2009 às 19:50
@lien Estou começando a achar que aquela cerveja estava estragada O.o
@PapaiNoel É uma boa dica. Devia ter pego apenas Weiss, depois apenas Dunkel.
Vocês acham que ter degustado a Erdinger Weiss antes da HB pode ter me comprometido?
A ordem foi: Erdinger Weiss > HB > Erdinger Dunkel
Thiago balbuciou no dia 13/Jan/2009 às 22:53
Opa, gosto nao se discute, se lamenta… a primeira cerveja avaliada é muito boa, alias, todos meus amigos que gostam de beber uma importada sao fissurados na erdinger weiss… abracos
Renata Fern balbuciou no dia 13/Jan/2009 às 23:16
Pessoal… gosto das três! Hahaha…
Sou a maior beberrona!
Beijo.
Papai Noel balbuciou no dia 14/Jan/2009 às 10:03
Não chego a afirmar que a ordem comprometeu o seu paladar, mas quando participo de degustações sempre deixo Lager Pilsen em primeira escala. Depois sigo para as Weiss e vou passando para outras mais encorpadas.
Não tem como tomar uma strong ale e depois passar para uma pilsen e não sentir que alguma coisa está faltando.
Caso queira misturar tudo sugiro água entre as garrafas.
Abraço
Dono do Bar balbuciou no dia 14/Jan/2009 às 10:04
Boa garotinho. Pegar cervejas de diversos tipos influencia sim, pois são sabores, aromas, totalmente diferentes.
Nesse seu caso, a Hofbraü deveria ser a primeira, pra depois virem as Erdingers. Mas ainda sim eu acho que você poderia te experimentado somente cervejas de trigo e claras, pra depois pegar as escuras, que, geralmente, são mais adocicadas.
Mas mandou bem meu nobre
Marcus balbuciou no dia 14/Jan/2009 às 12:18
Pois é… também sou fissuraaado na Erdinger Weiss que junto com a Schneider Weiss são as melhores ao meu ver. Também concordo com o papai noel no que diz respeito a escolher os mesmos “tipos” de cerveja para poder dar um parecer técnico mais bem aprimorado e realista ao tipo específico de cerjeva em questão.
Abraços e como diz meu amigo Jakub da Rep. Tcheca: “Na zdravi!!!” (Saúde!)
Marcus Leal
Mauricio (BREJAS) balbuciou no dia 14/Jan/2009 às 20:42
Pessoal,
Obrigado por indicarem o site BREJAS, do qual orgulhosamente faço parte.
Lembro que o BREJAS não é apenas um site que indica cervejas. Temos também um Blog e a “pérola da casa”: um Ranking interativo, bastando ao degustador cadastrar-se e avaliar as centenas de brejas nacionais e gringas que constam no sítio, além de poder incluir as que não estiverem por lá.
Compartilhar informações com outros degustadores é muito legal e divertido, além de contribuir para a sua própria cultura sobre o assunto.
Espero os leitores do Papo de Bêbado lá!
Um abração.
Regina Lima balbuciou no dia 15/Jan/2009 às 18:16
gentennnnn vou seguir o conselho vou degustar as 3 e depois opinar
Lucas aqui da alemanha balbuciou no dia 18/Jan/2009 às 7:50
Poxa… vejo q vc nao entende nada mesmo de cerveja e so está acostumado a cerva brasileira, que nao respeitam o tratado de pureza.
Buccalon balbuciou no dia 18/Jan/2009 às 15:27
@Lucas Em uma coisa você está certo: estou acostumado com as cervejas brasileiras, e deixei isso bem claro no começo do post. Mas eu não deixo de ter opinião por isso. Essa semana eu tive oportunidade de degustar uma Paulaner Hefe Weissbier Naturtrüb. Isso sim é uma cerveja de trigo, bem superior a Erdinger. Mas muito obrigado pela visita e pelo comentário super construtivo ;]
matheus balbuciou no dia 23/Jan/2009 às 7:14
Primeiramente ein Prosit!!!
Acho interessante a comparacao entre as cervejas brasileiras com as internacionais, principalmente com as de historia e tradicao em fabricacao que a alemanha tem (sao muito mais que 500 anos de historia produzindo cerveja). Contudo, deve-se lembrar tambem que para degustar uma cerveja deve-se esquecer nossos gostos e se concentrar naquela que estamos degustando. Além disto, o costume brasileiro de beber cerveja gelada (-4°C) faz com que nosso paladar nao mais funcione, por isto é recomendavel a degustacao da cerveja quando a mesma estiver em temperatura “ambiente” (em torno de 10°C). E além disto, todas as cervejas alemas seguem o Reinheitsgebot (lei de pureza). E como foi mencionado em outros posts, tente comparar cervejas de mesma procedencia, helles com helles, Weiz com Weiz, Pils com Pils, usw…
P.s.: Eu sou um leigo na área de cerveja, mas as cervejas alemas agradaram muito mais meu paladar do que qualquer uma brasileira, das que experimentei. Quem souber um pouco de alemao pode consultar algo sobre cervejas em http://de.wikipedia.org/wiki/Bier ou em http://www.bier.de/
Alisson balbuciou no dia 17/Apr/2009 às 22:54
Sou obrigado a concordar que gosto não se discute… Tomei aquela lata da guines preta (com a tal da bolinha dentro ) e pra mim…
Imagina um copo de água com um pedaço de carvão no fundo… Tem muita gente que come carcaça de frango e arrota peru.
Carlos balbuciou no dia 17/Dec/2009 às 9:31
Na boa cara, mas vc deveria procurar estudar mais e aprender um pouco sobre cervejas antes de postar comentários em um site.
Sinceramente, suas considerações são pavorosas.
Papo de Bêbado - Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons
Mapa do Site | Anuncie | Assine | Política de Acessibilidade